quinta-feira, 13 de setembro de 2012

BANDIDOS EXPLIDIRAM RÁDIO FM DE ALAGOAS


Dois homens explodiram o prédio onde fica instalada a Rádio Farol FM, pertencente ao deputado federal João Caldas (PEN), no município de União dos Palmares. O incidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (13), deixando os equipamentos totalmente destruídos. A rádio faz oposição à Prefeitura e, ontem, divulgou o áudio revelado pela Gazetaweb, que mostra o diálogo entre o ex-governador Manoel Gomes de Barros e o prefeito Areski Freitas. Segundo a polícia, a explosão ocorreu pouco depois das 4h. Populares acionaram os militares informando que ouviram o barulho da explosão e, ao sair à rua, teriam visto dois homens correndo de dentro do prédio onde funcionava a rádio e fugindo em uma motocicleta, que não teve o modelo ou a placa anotada. Com a explosão, o teto desabou, destruindo equipamentos da rádio. De acordo com o diretor da rádio, Lucas Garcia, os criminosos chegaram no momento em que o vigilante deixou o prédio. "Eles arrombaram a porta e colocaram a bomba", contou. Segundo Garcia, foram destruídos dois computadores, um ar-condicionado, a porta de vidro que dá acesso ao estúdio, além de equipamentos próprios da gravadora. "Temos certeza de que foi um incêndio criminoso, porque testemunhas disseram que foram dois homens que fugiram numa moto. Só não sabemos quem foi", explica.

PARADA GAY DE ITABUNA ESPERA MAIS DE 20 MIL

Diversidade e alegria na avenida no próximo domingo, 16 (Foto Pimenta).

A organização da Parada Gay espera reunir mais de 20 mil pessoas no evento que será realizado neste domingo, 16, à tarde, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, em Itabuna. A comunidade LGBT vai às ruas para defender temas como a criminalização da homofobia, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e aprovação do Estatuto da Diversidade.

Itamar Santos, presidente do Grupo Humanus e um dos organizadores da Parada Gay, diz que o evento é festivo, mas busca visibilidade política e social. “Os gays vão as ruas dizer que existem, que são cidadãos e eleitores e que querem ser respeitados pelos representantes políticos, sem discriminações absurdas, muitas vinculadas em redes sociais”.

A concentração para o evento começará às 14h, no Jardim do Ó. Durante o evento, a Coordenação Municipal em DSTs e Aids distribuirá preservativos e dará orientação para testagem gratuita e informações sobre hepatites virais. politicosdosuldabahia

PASTOR COLOCA BANNER NO ALTAR DE IGREJA

Em Itapetinga, uma igreja evangélica foi transformada em um “comitê eleitoral” do candidato a vereador (e pastor!), Valcilênio, do PT. Não satisfeito em apenas usar o microfone da igreja para promover a sua candidatura, Valcilênio mandou afixar um banner com o seu número eleitoral no altar da igreja. Na imagem, a esposa do candidato a prefeito José Carlos Moura (PT), e o candidato a vice-prefeito, Alécio Chaves, aparecem dando uma “forcinha” ao pastor.

BANCÁRIOS ENTRAM EM GREVE NESTA TERÇA FEIRA


Bancários no Rio Grande do Sul e em diversos Estados decidiram ontem à noite, em assembleias, iniciar a partir da próxima terça-feira a nona greve seguida da categoria. A paralisação é por tempo indeterminado.A decisão, que engloba bancos públicos e privados, se deve ao impasse nas negociações salariais.Enquanto os trabalhadores pedem reajuste de 10,25%, sendo 5% de aumento real, a última proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), apresentada na semana passada, foi de 6% (confira quadro ao lado).No Rio Grande do Sul, a paralisação havia sido aprovada, até as 21h30min de ontem, por sindicatos de Porto Alegre e Região, Santa Rosa, Santa Maria, Litoral Norte, Camaquã, Cruz Alta, Vale do Caí, São Leopoldo, Caxias do Sul, Vale do Paranhana, Passo Fundo e Ijuí. No país, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Piauí, Alagoas e Amapá já tinham finalizado as assembleias também com decisão unânime favorável à greve.Apesar da decisão de ontem à noite, a negociação da categoria com o Banrisul continua amanhã. O comando nacional de greve também tem novo encontro marcado com a Caixa e o Banco do Brasil, amanhã, em São Paulo. O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Mauro Salles, admite que, caso uma nova proposta seja apresentada antes de terça, poderá ser avaliada.– Apesar de toda a crise alegada, o sistema financeiro permanece com lucros muito elevados – diz Salles.

LEI DA FICHA LIMPA BARRA 317 CANDIDATOS


A menos de um mês das corridas eleitorais municipais, os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) consideraram irregulares as candidaturas de 317 prefeituráveis em todo o Brasil com base nas premissas estipuladas pela Lei da Ficha Limpa.De acordo com o levantamento, o número pode ser ainda maior, considerando que mais da metade dos tribunais ainda não concluiu suas avaliações sobre as candidaturas.Considerando as regiões, o Sudeste possui 122 candidatos irregulares, o que corresponde a 38,4% do total, com destaque para Minas Gerais e São Paulo, que possuem 54 e 53 candidaturas impugnadas respectivamente.No Nordeste, o número chega a 106 (33,4%), com maior peso de contribuição vindo do estado do Ceará, onde 36 prefeituráveis podem perder o direito de pleitear o cargo público.As regiões do Centro-Oeste, Sul e Norte somam 36, 34 e 29 candidaturas irregulares, nesta ordem.

CORREIOS AMPLIA CADASTRO RESERVAS


Os Correios publicaram na terça-feira (11) no Diário Oficial da União lista complementar dos candidatos aprovados no concurso 2011 para o cargo agente de Correios — atividades de carteiro, atendente comercial e operador de triagem e transbordo (OTT). A lista também está disponível na página da ECT (www.correios.com.br). As convocações, por meio de telegrama, ocorrerão na medida da necessidade da empresa.

Os Correios já estão contratando parte das 9.904 novas vagas autorizadas no final de junho pelo Ministério do Planejamento: 3.302 vagas desde o dia 1º de julho, 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013.

Os candidatos aprovados para a atividade carteiro e OTT que forem convocados ainda passarão pela etapa eliminatória da avaliação da capacidade física e laboral, o que ocorrerá até o final do ano. Já os atendentes comerciais convocados seguem direto para exames médicos admissionais.

Aprovados que tenham mudado de endereço após a inscrição no concurso devem comunicar à comissão organizadora conforme orientação disponível no site. Mesmo com ampliação do cadastro reserva, os Correios planejam a realização de novo concurso público para o próximo ano para localidades e cargos em que houver necessidade.

IPHONE 5 DA VIVO CHEGA NAS LOJAS SÁBADO


Como anunciado ontem pela Apple, o iPhone 5 tem um novo formato de SIM Card, chamado de Nano Chip. A Vivo, sempre atenta em atender seus clientes, passa a colocar à disposição esse novo Chip (Nano SIM) em suas principais lojas, a partir deste sábado, 15/09, mesmo o iPhone 5 não estando disponível para venda no Brasil.

Esse novo formato de SimCard mede 12,3 x 8,8 x 0,67 milímetros, enquanto o Micro-SIM utilizado na versão iPhone 4S, mede 15 x 12 x 0,76 milímetros. O preço, R$ 10,00, é o mesmo dos chips convencionais.

O cliente poderá ligar do seu celular para *8486 ou pelo fixo 1058, ou ainda acessar o WWW.vivo.com.br/meuvivo para saber a loja mais próxima. Até o final deste mês, todas as lojas do Vivo terão o chip.

MAIS UM OPERÁRIO FERIDO POR VERGALHÃO


Mais um operário teve o corpo atravessado por um vergalhão e sobreviveu, no Rio. Francisco Bento Barroso, de 47 anos, trabalhava numa obra na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, por volta das 13h, quando caiu sobre a barra de ferro, que atravessou seu pescoço. Ele teria ficado pendurado pelo vergalhão entre dois muros, sendo socorrido por colegas. Francisco chegou ao Hospital Miguel Couto, na Gávea, conversando com os bombeiros.- Ele tentou retirar a barra, mas foi contido, gemendo de dor. Perguntavam coisas para ele, mas ele ficava calado. Quando os bombeiros chegaram, ele respondeu o nome dele e onde morava — contou a soldado da UPP dos Tabajaras Caroline dos Santos.A cirurgia para remoção do vergalhão durou cerca de 5h e foi comandada pelo cirurgião geral Alexandre Edson de Azevedo. Exames mostraram que nenhuma vértebra foi lesionada e a medula está intacta. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o paciente está na Unidade Intermediária do hospital sob observação, por ainda haver risco de infecção. Mas foi descartada a possibilidade de sequela.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

POLÍCIA FEDERAL FECHA RÁDIO EM ITABELA


A rádio comunitária Itabela FM foi tirada do ar, nesta terça-feira (11), por fiscais da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. Equipamentos e transmissor da emissora, que funciona no centro da cidade, foram lacrados e apreendidos.


O fechamento da rádio ocorreu depois de denúncia feita à justiça eleitoral pelo candidato a vereador Eronildo de Jesus Divino (PSD). Segundo Eronildo, a Itabela FM beneficiou o candidato a prefeito Jr. Dapé (PSD) durante um programa jornalístico veiculado no último dia 17 de agosto.

O juiz Heitor Awi Machado de Attayde, em conformidade com o despacho do Ministério Público, de que o pedido do candidato não era de competência do Cartório Eleitoral, mas do órgão competente, a Anatel, arquivou o pedido do referido candidato.

Mesmo com o arquivamento, o juiz solicitou que a Polícia Federal e a Anatel fizessem a fiscalização de eventuais irregularidades na emissora.

A Anatel e a Polícia Federal constataram que o endereço onde estava funcionando a rádio não constava no Ministério das Comunicações. O advogado da rádio comunitária disse que vai recorrer da decisão.

AGENDA DOS CANDAITOS DA REGIÃO


Capitão Azevedo (DEM)
14h25min – Caminhada no Novo São Caetano, saindo do fim de linha
19h25min – Reunião com candidato a vereador, na Avenida Itajuípe.

Juçara Feitosa (PT)
14h – Corpo a corpo no bairro Pedro Jerônimo
19h – Reunião com profissionais da saúde
20h – Reunião com moradores no Santa Inês

Zem Costa (PSOL)

19h – Participa de entrevista na TV Cabrália

— Os demais candidatos não informaram compromissos para hoje.

A FALTA QUE CARRERO FAZ NA SAÚDE DE ITABUNA



Itabuna tem 6.100 casos de dengue.

Dados atualizados da Vigilância Epidemiológica da Bahia mostram que Itabuna já notificou 6.100 casos de dengue neste ano. O aumento no número de notificações é de 1.220% em relação a 2011.

No ano passado, entre primeiro de janeiro e 11 de setembro, foram 458 casos de dengue em Itabuna. O município também registrou oito ocorrências de dengue hemorrágica, com duas mortes no início do ano.

Califórnia é o bairro com maior número de notificações neste ano, com 479 casos de dengue. O segundo é o Santo Antônio, com 469. Em terceiro aparece o Fátima, com 460 notificações. pimentablog

NOTA DO BLOG: Quando na coordenação das campanhas de combate ao mosquito da dengue, Antônio Carlos Costa (Carrero), houve uma redução significativa dos focos do mosquito da dengue na cidade de Itabuna, bem como também contribuiu para a confecção do Manual de Combate a dengue utilizado pelo Ministério da Saúde e distribuido para todo o Brasil. O atual Secretário de Saúde Geraldo Magela precisa de óculos para enchergar o óbvio, certamente o poder fala mais alto para certos indivíduos orgulhosos, ante a nescessidade real das comunidades.

BONDE DO MAL É PRESO NA CIDADE DE ILHÉUS

Bando foi preso pela PM e levado para a 7ª Coorpin (Foto Divulgação).

Policiais militares da 68ª Companhia Independente da PM em Ilhéus prenderam uma quadrilha acusada de tráfico de drogas, roubos e homicídios no município sul-baiano. De acordo com a assessoria da PM, o bando atuava, principalmente, no centro da cidade.

Os cinco membros foram detidos com 2 revólveres Taurus – calibres 38 e 32, punhal, munições, relógios, correntes de prata e R$ 95,50 em espécie, além de material para embalar drogas. A prisão ocorreu no Alto Paquetá, na região da Conquista.

A polícia identificou os integrantes como sendo Alan Souza Santos, 25 anos, Lucas Souza de Oliveira, 24, Saimon Sérgio Araújo dos Santos, 18, e Felipe Silva Nascimento, também 18, além do menor B.V.S.

MENINA DE 11 ANOS SALVA IRMÃO DE PITBULL

Uma menina de 11 anos salvou o irmão de 8 do ataque de um cão da raça pit bull em Araraquara (SP), na manhã da última segunda-feira (10). O menino foi mordido na mão, nas costas e na cabeça. Ele foi socorrido, medicado e passa bem.


Segundo a mãe das crianças, a secretária Cristiana Texeira, de 33 anos, a filha dela, Heloísa Teixeira, teria ido buscar o irmão, Heitor Teixeira, que estuda na Escola Estadual Antonio Joaquim de Carvalho, no bairro Jardim Morumbi. Por volta das 11h30, os dois voltavam para casa quando aconteceu o ataque.


A menina contou ao G1 que, ao passar em frente a uma casa, escutou um forte barulho e de repente viu o cachorro arrombar o portão de madeira e correr na direção da primeira criança que encontrou. “Eu comecei a gritar no meio da rua. Ele pulou em cima do meu irmão, então eu comecei a chutar. Na hora eu não tive medo, nem pensei nisso, só queria tirar meu irmão de lá”, disse.

A menina relatou ainda que gritava enquanto chutava o animal, o que pode ter assustado o cão. Ele parou de atacar o irmão dela e voltou para dentro da casa. A residência abriga uma república de estudantes, segundo a mãe das crianças.

COMERCIANTE ITABUNENSE É PRESO POR ROUBO

O comerciante Carlos Antonio Mota Amorim (Carlinhos), dono de uma empresa de celular, foi preso ontem à noite (11), acusado de comprar carros roubados, encomendados por ele. Dois homens - Wágner e Wallace -, foram presos em Camacã quando tomavam em assalto um taxi Pálio ontem à tarde. Após o flagrante, a dupla confessou o crime e entregou Carlinhos. Armado o bote, agentes chegaram a uma garagem coletiva na avenida Princesa Isabel, no bairro São Caetano, em Itabuna, onde encontraram cinco veículos: um Honda Civic branco, placas NRL-6416, um Pálio Weekend JQJ-8159, um Gol branco JSP-8885, uma moto Bis preta JNK-0501 e uma caminhonete Hilux, não apreendida, por falta de provas. Carlinhos será interrogado na manhã desta quarta feira (12) e um quarto elemento, não teve o nome divulgado pela polícia para não prejudicar as investigações.

PREFEITO MANDA FECHAR PREFEITURA DE UBAITABA

O prefeito Alexandre Almeida (foto) resolveu fechar a partir de hoje (12) a prefeitura municipal que irá funcionar com serviços internos. Segundo Alexandre, a determinação e pelo fato de lideranças de oposição estarem tentando armar para seu candidato Bêda. “Eles ficam mandando as pessoas me pedirem cestas básicas, botijão de gás e material de construção aqui na prefeitura só para me denunciar no fórum e meu candidato ser prejudicado, querem armar pra gente”, disse Alexandre no programa Realidade Atual. As secretarias estão funcionando normalmente, a prefeitura funcionará com serviços internos, mais não atenderá o publico só retornando as atividades normais no dia 08 de outubro logo após as eleições.

CORREIOS OPERA NORMALMENTE EM TODO BRASIL

Correios opera normalmente em todo o Brasil

Os Correios estão operando com normalidade em todo o Brasil. As representações sindicais realizaram na noite de ontem 17 assembleias: 15 não deflagraram paralisação. Pelas informações divulgadas pelos sindicatos, novas assembleias estão previstas para ocorrer nessas localidades entre os dias 17 e 25.

Apenas duas assembleias deflagraram paralisação: no Pará e em Minas Gerais. Porém nos dois Estados 98% do efetivo está presente e trabalhando. Assim, tanto o atendimento ao cliente nas agências como a entrega de cartas e encomendas está normal em todos os Estados brasileiros. Em caso de eventual paralisação, a empresa possui plano de contingência para garantir a prestação de serviços à população.

Proposta — Em busca de solução para o acordo coletivo de trabalho, os Correios oferecem reposição integral da inflação: reajuste de 5,2% sobre os salários e os benefícios. O índice garante o poder de compra, pois repõe a inflação. O salário-base inicial, por exemplo, iria para R$ 991,77. Se somado o adicional de atividade que os carteiros recebem, o vencimento subiria para R$ 1.289,30. Este cargo é de nível médio.

Os Correios ainda oferecem aos trabalhadores vale transporte, assistência médica, hospitalar e odontológica para empregados e seus dependentes (inclusive na aposentadoria) e adicionais de atividade. Nos últimos nove anos os trabalhadores da ECT tiveram até 138% de reajuste salarial, sendo 35% de aumento real.

Além disso, a empresa vem investindo na melhoria das condições de trabalho: nos últimos 21 meses contratou 10 mil novos empregados e está admitindo mais 9.904 novos trabalhadores até 2013; investiu R$ 250 milhões na compra de 14 mil veículos e equipamentos e na construção, reforma e ampliação de 700 unidades operacionais, administrativas e de atendimento.

Departamento de Relacionamento Institucional

NOTA DA ASSOCIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

NOTA PÚBLICA
A Associação do Ministério Público do Estado da Bahia – AMPEB, entidade de classe que congrega Procuradores e Promotores de Justiça, vem, publicamente, repudiar as ofensas lançadas contra a honra do seu associado Dr. INOCÊNCIO DE CARVALHO DE SANTANA, prestando solidariedade ao digno e destemido Promotor de Justiça, notabilizado pelo seu corajoso trabalho no combate à improbidade administrativa e em defesa do patrimônio público do município de Itabuna.
Os ataques lançados cumprem o claro propósito de atingir a credibilidade do nobre Promotor de Justiça e, por conseqüência, representam uma afronta aos seus pares e ao Ministério Público, instituição que tem sido a voz da sociedade, contra a ira dos que insistem em fazer uso do poder político para a satisfação de seus interesses econômicos.
O Representante do Ministério Público, por força de mandamento constitucional, dentre outras relevantes atribuições, atua na defesa da ordem jurídica, dos interesses sociais difusos e coletivos e o faz lastreado em provas, norteado pelo princípio da impessoalidade, sem jamais fazer uso de golpes ou de outros expedientes espúrios.
A AMPEB afirma que estará ombreada ao seu associado, Dr. INOCÊNCIO DE CARVALHO SANTANA, dando-lhe apoio incondicional para que nenhuma ação ilícita o impeça de cumprir o seu mister na defesa da sociedade e do Estado Democrático de Direito.
Salvador/BA, 11 de setembro de 2012.

Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti
Presidente

DELEGADO QUER DAR BASTA NA CRIMINALIDADE


NESTE DOMINGO 09/09 FORAM PRESOS EM IACU (12A COORPIN ITABERABA) EM OPERACAO CONJUNTA
COM A POLICIA MILITAR LOCAL E CAEL/PM E POLICIAIS DA COORDENDORIA REGIONAL ROMARIO SANTANA DOS SANTOS
VULGO CARECA, 20, QUE FOI ENCONTRADO COM 20 PEDRAS DE CRACK E ARLAN COUTO DE JESUS, VULGO NEGAO,24
COM 15 PEDRAS DE CRACK. AMBOS FORAM PRESOS NO BAIRRO DO MONTE ONDE RESIDEM, FORAM AUTUADOS POR TRAFICO
E ESTAO CUSTODIADOS NA DELEGACIA DE IACU A DISPOSICAO DA JUSTICA NA MESMA OPERACAO
FORAM APREENDIDOS DOIS MENORES, G.L.S., 17 E R.O. P.,17 QUANDO FORAM FLAGRADOS NUM POVOADO DA CIDADE
DE IACU ABATENDO GADO PARA FURTAREM, COM OS MESMOS FOI RECUPERADA UMA MOTO CG 150 QUE HAVIA SIDO
FURTADA PELOS MESMOS NO DIA ANTERIOR NA CIDADE DE ITABERABA, ONDE RESIDEM NO BAIRRO BARRO VERMELHO
AMBOS FORAM ENCAMINHADOS AO MINISTERIO PUBLICO.

NA SEGUNDA FEIRA, 10/09 FOI PRESO EM FLAGRANTE ROMUALDO COSTA, 58, RESIDENTE NO BAIRRO DO MONTE EM IACU
QUANDO ESTE CHEGOU EM SUA CASA EMBRIAGADO E COM UMA ESPINGARDA CASEIRA PASSOU A AMEACAR A ESPOSA E
FILHOS, COM A CHEGADA DA POLICIA ROMUALDO TENTOU ATIRAR TRES VEZES CONTRA OS POLICIAIS, MAS A ARMA FALHOU.
ELE FOI DOMINADO E AUTUADO EM FLAGRANTE POR VIOLENCIA DOMESTICA, PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E TENTATIVA
DE HOMICIDIO, ENCONTRANDO-SE PRESO NA DELEGACIA DE IACU A DISPOSICAO DA JUSTICA. POSTERIORMENTE UM DOS FILHOS
DO CASAL DE 14 ANOS DECLAROU NA DELEGACIA QUE SEU PAI SEMPRE AMEACAVA A FAMILIA COM A ESPINGARDA E POR
ESSE MOTIVO HAVIA RETIRADO A ESPOLETA DA ARMA, IMPEDINDO QUE UMA TRAGEDIA MAIOR OCORRESSE.
AINDA NA SEGUNDA FEIRA, NA LOCALIDADE CONHECIDO COMO CANTO DA MANGA FOI APREENDIDO O MENOR G.S.L.16 EM
PODER DE UM REVOLVER CALIBRE 32 MUNICIADO APOS SER OUVIDO FOI ENCAMINHADO AO MINISTERIO PUBLICO.

NESTA TERCA, 11/09 FOI PRESO EM FLAGRANTE O COMERCIANTE REGINALDO SILVA DE SOUZA, 41 DENTRO DE SEU BAR
NO CENTRO DA CIDADE DE ITAETE (12A CORRPIN ITABERABA) LOGO APOS TENTAR ESTUPRAR UMA CRIANCA DE
11 ANOS DE IDADE, NUM PRIMEIRO MOMENTO ELE TENTOU ALICIAR A CRIANCA COM DEZ REAIS E DIANTE DA RECUSA
ELE TENTOU PEGAR A MENINA A FORCA, QUE CONSEGUIU FUGIR E COM AJUDA DE POPULARES ACIONOU A POLCIA.
ELE FOI AUTUADO EM FLAGRANTE POR ESTUPRO DE VULNERAVEL E ESTA PRESO A DISPOSICAO DA JUSTICA NA DELEGACIA
DE IACU.
NO MESMO DIA FOI AUTUADO EM FLAGRANTE NA ESTRADA IRAMAIA X ITAETE RAFAEL NEVES COSTA, 22 EM PODER
DE UM REVOLVER CALIBRE 38 MUNICIADO, APOS RECOLHIMENTO DE FIANCA FOI LIBERADO E RESPONDERA A PROCESSO
POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO.

BEL FERNANDES / IACU / ITAETE

FORAGIDOS DA LEMOS DE BRITO EM SALVADOR


O Bocão News teve acesso, com exclusividade, às fotos de nove dos 11 fugitivos da Penitenciária Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura. A fuga ocorreu na manhã de ontem.

Onze internos fugiram do Presídio de Salvador, unidade do Complexo Penitenciário da Mata Escura – Lemos de Brito, por volta das 2h da madrugada desta terça-feira (11). Os detentos ocupavam três celas distintas e tiveram acesso à àrea externa do presídio por uma passagem feita na cela A9.

A direção do presídio comunicou a ocorrência à 11ª CP, também foi solicitada a realização de perícia nos locais danificados. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) apura o fato através de sua Corregedoria. Ainda nesta terça, está sendo realizada uma revista geral nas celas do prédio.


Os foragidos ainda não foram encontrados pela polícia. Caso a população conheça identifique algum destes nomes, podem entrar em contato no telefone: (71) 3115-4295 e não precisa se identificar.



Os nomes dos fugitivos divulgados pela Seap são:

Edson Silva de Santana
Tiago de Andrade Piana
Alan Ricardo Santos de Jesus
Cléber Santos da Silva
Ailton Francisco de Andrade
Gessé Ribeiro de Souza
Antônio Rossi Oliveira
Cléber dos Santos Couto
Miguel Pereira dos Santos
Almir Alves de Almeida
Agilson Francisco Santos Marques

SALVADOR: BABÁ QUE SEQUESTROU CRIANÇA É PRESA



A babá Lorena Nascimento Guerra, 18 anos, que sequestrou um bebê de um ano e dois meses no Subúrbio de Salvador foi detida por policiais na BR-116, no município de Tucano, nesta terça-feira (11). O menino que morava em Paripe com a família foi levado por Lorena na semana passada.


Segundo a criminosa, a avó da criança, Ivone, teria contratado ela para cuidar da vítima. Neste momento, a acusada está na delegacia do município aguardando o titular da unidade para prestar depoimento.

Lorena Nascimento Guerra, Foto: Gilsantos.com

Os pais já foram ouvidos na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca). A criança passa bem.

FAMÍLIARES DA NEW HITS SÃO HOSTILIZADOS


Os familiares dos nove integrantes da banda New Hit, que estão custodiados no presídio de Feira de Santana sob acusação de estupro de duas adolescentes de 16 anos, fizeram a primeira visita aos garotos. Os parentes enfrentaram filas e foram hostilizados pelos familiares dos demais presos.

O diretor do presídio, Edmundo Memeri, negou a existência de regalia. Ele informou que os músicos usam fardamento da unidade, se alimentam com a mesma comida dos demais internos e estão presos em um pavilhão com cerca de 50 outros internos. O pavilhão é destinado àqueles com bom comportamento, que prestam serviço dentro do presídio e estudam, “o que é o caso deles”, afirmou o diretor. A escolha do referido pavimento se deu também para evitar represálias, situações comuns em caso de estupro.

O pai do vocalista Dudu falou rapidamente com a imprensa na saída do presídio: “Eles estão bem, dentro do possível e da realidade daí. Mas acreditam na liberdade deles, como nós também”. Com informações do A Tarde.

MULHER CHEFIAVA QUADRILHA DE ROUBO DE CARROS

Uma quadrilha especializada em roubo, furto e receptação de veículos, com ramificações em Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e também nos estados de Sergipe e Pernambuco, foi desarticulada pela Polícia Civil, no fim de semana, com as prisões da líder do bando, a ex-presidiária Jaíra Fagundes Moreira de Araújo e de dez comparsas.


Entre os capturados estava a estudante de Psicologia, Jaiara Fagundes de Araújo, filha da criminosa, cujo bando subtraiu este ano cerca de 100 veículos que, depois de adulterados, eram revendidos no interior baiano e em estados vizinhos.

Coordenada pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), a “Operação Leoa” foi deflagrada simultaneamente, na quinta-feira (6), na Bahia – Salvador, Feira de Santana e Juazeiro – em Pernambuco – Petrolina – e em Sergipe, prosseguindo no fim de semana. Além de quatro flagrante, os policiais cumpriram oito mandados de prisão preventiva e um de temporária, expedidos pelo juiz Wolney de Azevedo Perrucho Júnior, titular da 14ª Vara Crime da Capital.

Com o apoio das policiais civis de Pernambuco e Sergipe, participaram da operação equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Juazeiro), da Coordenadoria de Operações Especiais (Coe), da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) e da Delegacia de Furtos e Roubos (DRFR/Juazeiro).

Um Uno, um Voyage e um Strada foram apreendidos em Juazeiro pelos policiais, que já identificaram em Sergipe 17 carros roubados pelo bando. A Justiça já expediu mandados de busca e apreensão desses veículos e os compradores, depois de identificados, serão autuados e indiciados em inquérito por crime de receptação.

Além de Jaíra, presa em flagrante em Juazeiro quando entregava um carro roubado a um comparsa, e da filha Jaiara, estão presos à disposição da Justiça o estelionatário Valdeci Costa de Jesus, os receptadores José Sandro, Valteílton Alves Cruz, Edcarlos dos Santos, José Rodrigues, Wellington dos Santos Silva e Edemir Cardoso dos Santos, o ex-marido de Jaíra, Luiz Cláudio Santos da Silva, e o assaltante Cleiton Correia Gomes, namorado da líder do grupo. Já Ilmar Brito Tavares, um dos responsáveis pelos roubos dos carros, trocou tiros com uma guarnição da DRFRV, no bairro do Barbalho, em Salvador, e morreu no local. Seu revólver, de calibre 38, está apreendido.

O diretor do DCCP, delegado Cleandro Pimenta, e o titular da DRFRV, delegado Nilton Borba, apresentaram à imprensa, nesta segunda-feira (10), no edifiício-sede da Polícia Civil, na Piedade, José Rodrigues, Edcarlos, Valdeci e Luis Cláudio (servidor do Presídio de Feira de Santana) e Jaiara, responsável por copiar placas originais de veículos para posterior clonagem. A líder da quadrilha está custodiada em Juazeiro, onde foi presa em flagrante quando repassava um veículo para Edemir, também preso durante a abordagem. O restante do grupo foi capturado em Sergipe e em Pernambuco.

HOMEM É DECAPITADO POR TRAFICANTES


Um jovem, ainda não identificado pela polícia, foi executado no município de Muritiba, a 114 km de Salvador. Segundo informações da polícia, a vítima teria sido assassinada por traficantes.



A vítima foi amarrada, espancada, torturada e executada com vários tiros. Em seguida, teve a cabeça arrancada por um facão.


O crime chocou os moradores da cidade. A Polícia Civil do município desconhece a motivação e autoria do homicídio.

ITABUNENSE COMETE SUICÍDIO EM ILHÉUS

Um jovem de apenas 16 anos cometeu suicídio no final da manhã desta terça-feira , no bairro Urbis, em Ilhéus. Tássio Luan Andrade da Hora, que já foi morador de Itabuna, se enforcou. Ele teria amarrado uma corda no ripão do telhado da sala da casa onde morava e utilizado alguns tijolos.As informações são de que no momento, a mãe do adolescente estava em casa. Conhecidos afirmam que não havia motivo para o jovem cometer tal ação. Os pais do garoto entraram em estado de choque e foram internados. Tássio era filho único.Populares chegaram a dizer que o jovem se aborreceu porque os pais não permitiram que ele praticasse Jiu-Jitsu. O corpo deverá ser velado em Itabuna, onde vive a maioria dos familiares.

JUÇARA CRITICA ESCÃNDALOS NA CÃMARA


A candidata a prefeita de Itabuna, Juçara Feitosa, criticou os sucessivos escândalos na Câmara Municipal e na Prefeitura, defendeu uma gestão com eficiência e transparência, e reafirmou seu compromisso em chamar para si a responsabilidade pela recuperação do sistema de saúde pública em Itabuna, durante entrevista ao programa Voto na Record - Sabatina nas Eleições 2012, na TV Cabrália Record News. “Quem governa o município é o prefeito, que é eleito pela população, e a saúde não pode esperar, é uma questão de prioridade”, disse.
Entre as ações emergenciais para a saúde estão a recuperação do Hospital de Base, com a implantação de serviços como cirurgias cardiovasculares, e das unidades básicas de saúde, que hoje funcionam precariamente, com a falta de médicos e de remédios. “Dinheiro não falta para a saúde, o que falta é gestão eficiente. O que temos são inúmeras denúncias de desvios de recursos”, ressaltou.
Na área de saneamento básico, ela lembrou que, aos 102 anos de emancipação, Itabuna não conta com rede de tratamento de esgotos. “Vamos buscar recursos junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado para realizar um grande projeto de saneamento em Itabuna, além de ampliar o abastecimento de água, com a construção da barragem do Rio Colonia”, disse. Para Juçara, “é inadmissível que os esgotos continuem sendo jogados no rio Cachoeira. Para o nosso rio, temos projetos para que seja revitalizado, com a barragem e a execução de programas de educação ambiental”.
Juçara citou ainda que a Câmara de Itabuna, “envolvida em denúncias de irregularidades, como o escândalo dos empréstimos consignados e a farra das diárias, em que todos os vereadores tiveram seus bens indisponibilizados pela Justiça, não fiscaliza o prefeito, que também é acusado pelo Ministério Público de não prestar contas de R$ 23 milhões. Vamos tirar Itabuna desse noticiário negativo e promover o desenvolvimento da cidade”.

AZEVEDO DÁ ENTREVISTA NA RÁDIO DIFUSORA

O prefeito de Itabuna e candidato a reeleição Capitão Azevedo (DEM), foi entrevistado nesta terça-feira pela Rádio Difusora,com a jornalista Cátia Gomes.
Ele foi o segundo candidato da série de entrevistas que a emissora está realizando com todos que disputam a Prefeitura de Itabuna.
Durante 15 minutos ele falou de projetos e ações realizadas nas áreas da educação, saúde, segurança, trânsito, saneamento básico, cultura, esporte, assistência social e infraestrutura.
Entre os destaques, na área da educação ele citou o modelo de Escola em Tempo Integral implantado em 23 das 100 Escolas da Rede Municipal.

OAB REALIZA PALESTRA NESTA QUINTA FEIRA



Mais uma palestra será realizada na próxima quinta-feira (13), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), em Itabuna. O evento faz parte do 3º Ciclo de Palestras promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da subseção de Itabuna.A palestra é ministrada pelo Dr. George Alves Assis, juiz de Direito da 2ª Vara do Juizado de defesa de Itabuna, e tem como tema “A Realidade do Sistema do Juizado Especial no Brasil”.De acordo com o presidente da OAB Itabuna, Dr. Andirlei Nascimento Silva, “o objetivo da nossa diretoria é atualizar de forma continuada os (as) profissionais de Direito da nossa comarca”.Nascimento afirma ainda que as palestras promovidas pela subseção da OAB Itabuna têm trazido grandes conhecedores do Direito e, com isso, amplia muito mais o conhecimento técnico-jurídico dos (as) advogados militantes em Itabuna

BEBÊ INTERNADO EM HOSPITAL PRECISA DE AJUDA


Uma menina nascida no dia 07 de junho de 2012 está internada no Hospital Manoel Novaes em Itabuna desde que nasceu. A pequena Renata Évellyn sofre com uma má formação nas orelhas, o orifício da esquerda não se formou e o da direita é atrofiada, além disso, ela possui obstrução nas vias aéreas, o que torna impossível a alimentação e a respiração sem ser por meio de aparelhos. A criança necessita de uma cirurgia urgente, que precisa ser realizada por um otorrinolaringologista especialista na área. A mãe de Renata, Ana Claudia, pede a ajuda da população para que a filha possa ser tratada. “Peço que se sensibilizem com minha menininha, pois nós pais não temos condições financeiras para arcar com as despesas dessa cirurgia. Estamos sofrendo muito”, explica Ana. O apelo dos pais de Renata tem circulado nas redes sociais.Aqueles que puderem realizar doações, podem entrar em contato pelos números abaixo:
Contatos: (73) 8128-5294 - (PAI - RENÊ MARIANO) (73) 8826-8649 - (MÃE - ANA CLAUDIA)

ALTA DO CACAU ANIMA PRODUTORES BAIANOS

O preço da arroba de cacau voltou a animar os produtores do sul da Bahia. O produto encerrou a semana passada valendo R$ 75 no mercado de Itabuna e Ilhéus. Nesta terça chegou a R$ 77 e a expectativa é que continue subindo. No mercado futuro, na Bolsa de New York, a tonelada é comercializada por 2.744 dólares. Apesar da pequena valorização neste início de setembro, o preço está longe do cotado em janeiro de 2011, quando a arroba foi vendida a R$ 85. Em determinado período do ano passado chegou a R$ 90. A valorização naquele período ocorreu por causa da crise política na Costa do Marfim, que é responsável por cerca de 40% da produção mundial.

VAL CABRAL E O MASCATE DE EMENDAS


Proibido de chamar o deputado federal Geraldo Simões de “cabeça de pitu”, o radialista e candidato a vereador Val Cabral (PMDB) apareceu novamente no horário político fazendo “homenagens” ao parlamentar petista.Além de falar da decisão judicial que o proibiu de chamar GS de “cabeça de crustáceo”, Cabral deu nova denominação ao ex-prefeito de Itabuna: “mascate de emendas”. Tudo a ver com a denúncia d´O Globo de que Geraldo negociou R$ 3 milhões em emendas com o deputado federal e empreiteiro João Carlos Bacelar (PR).

ROTA INVADE TRIBUNAL DO CRIME E MATA 9


Policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) mataram no fim da tarde desta terça-feira, 11, em Várzea Paulista (SP), oito acusados de compor um "tribunal" do crime organizado que julgava um homem acusado de estupro, que também morreu. Outros oito suspeitos foram presos pelos policiais. Segundo a Polícia Militar, todos os acusados morreram porque reagiram e a ação foi classificada como legítima pelo comandante-geral, coronel Roberval Ferreira França. Nenhum dos 40 policiais que participaram da ação ficou ferido.A mãe, o irmão, o padrasto e a vítima de estupro - uma menina de 12 anos - foram encontrados pelos policiais quando saíam da chácara onde o tribunal estava reunido. Dentro dela também foi achado o corpo do acusado de estupro - a perícia técnica vai determinar de qual arma saíram os tiros que o mataram.O serviço de informações da PM havia recebido a informação de que bandidos suspeitos de ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) iam se reunir em uma chácara para o planejamento de uma ação. Era um tribunal no qual um dos supostos integrantes da facção - irmão da menina - queria que fosse julgado o suposto estuprador. De acordo com a polícia, a Rota cercou a chácara e aguardou até o momento ideal para a abordagem.

ACAMPAMENTO DO TRÁFICO SÃO DESMONTADOS


Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) encontraram acampamentos de traficantes na mata da Favela da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, nesta terça-feira. Em um desses esconderijos foram apreendidos um gerador de alta capacidade e um fuzil de fabricação alemã equipado com luneta.Desde a madrugada desta terça, centenas de policias do Bope e do Batalhão de Choque da Polícia Militar ocupam a favela da Chatuba, com o apoio de fuzileiros navais. Parte do efetivo foi levada para a comunidade dentro de quatro blindados dos fuzileiros, que já deixaram a favela. A ação foi desencadeada após as oito mortes cometidas por traficantes da comunidade, no último fim de semana.Os corpos de Victor Hugo da Costa, de 17 anos; Christian de França Vieira, de 19 anos; Patrick Machado de Carvalho, de 17 anos; Josias Searles, de 16 anos; Douglas Ribeiro da Silva, de 17 anos e Glauber Figueira Eugênio, de 17 anos, foram encontrados às margens da Rodovia Presidente Dutra, no bairro Jacutinga, nesta segunda-feira. Os cadáveres foram localizados nus, sob uma lona preta. As vítimas apresentavam sinais de tortura e marcas de tiro na cabeça

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ALUNA ESFAQUEIA COLEGA NA PORTA DA ESCOLA


Uma discussão banal entre duas estudantes da Escola Estadual Professor David Mendes, em Colinas de Pituaçu, quase termina em tragédia na manhã desta terça-feira (11). Segundo informações de testemunhas, uma aluna teria esfaqueado uma colega de 17 anos no refeitório da unidade de ensino após um desentendimento.Ainda segundo as testemunhas, o bate-boca teria começado do lado de fora da escola e quando as duas se cruzaram no interior da escola, uma pegou uma faca tipo peixeira na cozinha e golpeou a outra a atingindo no pulso. Professores e alunos ficaram assustados com a ação e apartaram a briga.De acordo com Otacimar Sousa Cardoso, diretor da escola, o crime pode ter relação com brincadeiras entre acusada e vítima. “Todos relataram que uma abusava muito a outra. Chegou uma hora em que se estranharam feio e deu nisso”, disse o educador.Bocão News

HONDA FIT LANÇA COMERCIAL SUPER INTELIGENTE

Esse outdoor que divulga o Honda Fit EV, carro 100% elétrico, não poderia ser mais adequado. No anúncio, o veículo aparece plugado ao símbolo da Honda, o ‘H’. Do logotipo, que está logo ao lado, apenas as letras ‘O’ e ‘N’ aparecem acesas, formando a palavra ‘On’ – ‘Ligado’. A ideia foi da RPA e o outdoor está na Califórnia.

ROCEIRINHO É PRESO EM HOTEL DE SALVADOR




A Polícia Civil apresenta, nesta terça-feira (11), às 11h, no auditório do prédio sede da instituição, na Piedade, o traficante Adilson Souza Lima, o “Roceirinho”, 32 anos, preso no fim de semana, por uma equipe do Departamento de Narcóticos (Denarc), em um hotel no bairro de Amaralina, com R$ 168 mil em dinheiro.

“Roceirinho” é apontado como líder do tráfico em Nazaré, no Recôncavo Baiano, e diversos bairros de Salvador e estava com a prisão decretada por participação no assalto ao banco do Brasil de Boa Nova, no ano passado.

No último fim de semana, dois comparsas de “Roceirinho”, um adolescente de 17 anos e Jutair dos Santos, o “Zoi”, 23, foram capturados durante operação da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) que cumpriu 17 mandados. (PC)

APÓS DECRETAÇÃO DE PRISÃO CANTOR ESCONDE-SE

O cantor Aparecido dos Reis Morais, conhecido como Gian, da dupla Gian e Giovani, deixou de participar de shows agendados no feriado prolongado para não ser preso. Desde terça-feira (4) ele é procurado pela Polícia Civil por falta de pagamento de pensão. O advogado do artista disse ele vai quitar o valor na tarde desta segunda-feira (10).


A prisão de Gian foi determinada pela Justiça de Barueri, na Grande São Paulo, por descumprimento do pagamento do benefício ao filho adolescente que ele tem com a ex-mulher. O valor da dívida é de aproximadamente R$ 100 mil.


Com medo de ser detido, o artista não se apresentou à Delegacia Central de Barueri, município onde mora, se isolou em local não revelado e também deixou de ir a pelo menos três apresentações que faria com o irmão Giovani, que cantou sozinho. Segundo o advogado da dupla, Gian foi orientado pela defesa a não fazer shows até que a pendência que ele tem com a ex-mulher seja resolvida.


“Para não correr o risco de algum delegado prendê-lo e ele passar pelo vexame de ser detido na frente dos fãs, Gian não fez os shows em Rio das Pedras e Cravinhos, ambos no interior de SP, respectivamente na quinta-feira [6] e na sexta-feira [7], e no sábado [8] em Vila Rica, no Mato Grosso”, disse o advogado Aparecido Hernani Ferreira na manhã desta segunda ao G1.

A decisão da juíza Maria Elizabeth de Oliveira Bortoloto determina que Gian fique na cadeia pelo prazo de 30 dias. Na manhã desta segunda, o advogado do cantor havia dito que seu cliente continuava em liberdade e não havia sido preso porque o mandado de prisão contra ele ainda não foi expedido pela Justiça e encaminhado para a Polícia Civil cumpri-lo.


Entretanto, o delegado Sebastião de Paiva Neto, titular da Delegacia Central de Barueri, informou, por meio da assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que o mandado de prisão contra Gian chegou à polícia no dia 4 de setembro, e desde esta data, equipes estão fazendo buscas para localizar o artista e prendê-lo.


Pensão

A autônoma Maria Cláudia de Medeiros Alonso, que foi casada com Gian, cobra cerca de R$ 100 mil dele. O valor é equivalente a aproximadamente R$ 10 mil mensais, que deveriam ter sido pagos desde dezembro.


Segundo o advogado de Gian, o cantor ainda não havia quitado a dívida porque passa por dificuldades financeiras. O sertanejo teria arrecadado o dinheiro com parentes, amigos e outros cantores. “O pagamento será feito por mim mesmo no fórum de Barueri, onde o cartório terá de calcular o valor exato da dívida para que eu possa fazer o depósito, que deve girar em pouco mais de R$ 100 mil”, disse o defensor Hernani Ferreira. “Após isso, vou legar a guia do pagamento para a juíza e pedir a ela que revogue a prisão expedindo um contramandado”.


Mandado de prisão e shows

Hernani Ferreira afirmou que orientou o sertanejo a ficar escondido por temer uma prisão. “Ele me ligou na quinta e perguntou se poderia fazer shows e eu disse a ele que não era prudente”, afirmou o advogado.


O próximo show programado da dupla acontecerá em Águas da Prata, estado de SP, na próximo sexta (14). O G1 procura a assessoria de Gian e Giovani desde sexta-feira para comentar a agenda de shows da dupla. Até esta segunda, os assessores não haviam retornado os recados deixados nos telefones e e-mails.


Questionado sobre o caso, o advogado Azis José Elias Filho, que defende os interesses de Maria Cláudia, ex-mulher de Gian, afirmou que ele mesmo conseguiu uma cópia do mandado de prisão contra o cantor e o entregou numa delegacia de Barueri na quinta. “Agora caberá a polícia procurar Gian para cumprir a decisão judicial”, disse.


Dificuldades financeiras


Atualmente Gian mora com a nova mulher, uma ex-dançarina de um programa de auditório de TV, com quem tem um filho, em uma casa em Alphaville, Barueri.


“O Gian só tem um imóvel onde mora com a família. E está pagando uma prestação nessa casa em Alphaville. Mas quero dizer que onde ele mora não é um casarão, é mais uma daquelas casinhas do fundão de Alphaville, que valem R$ 200 mil", disse.


"Meu cliente não tem renda mensal e ela varia da quantidade de shows que ele faz. Ele está passando por dificuldades financeiras. Ele está lutando para sobreviver como as outras duplas sertanejas”, disse o advogado Hernani Ferreira. “O que ele pode pagar ao filho de 14 anos que tem com a ex-mulher são R$ 3 mil mensais e não R$ 10 mil como ela quer.”.


A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP) informou que não poderia dar informações sobre o processo que a ex-mulher de Gian move contra ele porque a ação está sob segredo G1

Arquivo do blog